Sabias como surgiu a ideia de criar a IOTech?

Hoje, aqui no blog, vamos explicar-te como surgiu a startup IOTech.

A ideia de negócio foi sendo construída ao longo dos últimos anos. Filipe Portela (Fundador e CEO da IOTech), quando se encontrava perante uma adversidade ou problema na sociedade, tentava investigar e perceber de que forma a tecnologia poderia resolver ou mitigar o problema. A ideia amadureceu e hoje é possível verificar que muitos dos problemas/dificuldades/preocupações que diariamente surgem para os cidadãos podem ser facilmente resolvidos com a introdução de tecnologias web/mobile inovadoras e disruptivas. Estas tecnologias podem ser utilizadas para, de forma simples e eficaz, resolverem problemas globais da sociedade e das organizações.

Em 2016, Filipe Portela foi convidado pela direção do departamento de Sistemas de Informação na Universidade do Minho, a ser o coordenador da Unidade Curricular de Programação Web no Mestrado Integrado em Tecnologias e Sistemas de Informação. Esta oportunidade acionou o trigger do empreendedorismo e permitiu que a ideia de negócio fosse trabalhada ao longo de vários meses. Na última semana de aulas (primeiro semestre 2016/17) a primeira solução io foi explorada. O feedback dos alunos após a utilização do ioEduc foi extremamente positivo, o que fez com que nascesse uma motivação extra para a investigação e desenvolvimento de novas soluções utilizando hardware já existente, aplicando assim o conceito Bring Your Own Device (BYOD) e o termo pervasive.

A IOTech foca-se em disseminar o paradigma IO de modo a ajudar a resolver os problemas/preocupações reais da sociedade sem que para isso seja necessário adquirir novos equipamentos.

A constituição da IOTech teve origem nas necessidades da sociedade, das organizações e dos cidadãos. Hoje em dia, a IOTech tem ainda mais razões para a sua existência, uma vez que as ideias não param de surgir e sempre que existe a oportunidade de discutir, de forma abstrata, o fundamento da empresa e a ideia de negócio, a sociedade fica com alguma curiosidade e interesse na aplicação do conceito io.

A IOTech foi fundada no dia 5 de Janeiro de 2018 e comemora amanhã o seu primeiro aniversário. Atualmente, a IOTech conta nos seus quadros com quatro colaboradores a tempo inteiro e mais de uma dezena de alunos a frequentar a ioAcademy.

A IOTech terminou o ano com a notícia de aquisição de 10% de capital por parte da Riopele, depositando confiança e elevando as expectativas para este novo ano, onde a IOTech pretende inovar e principalmente satisfazer os seus clientes com máxima eficácia e eficiência.

0 0 votes
Article Rating
Inscreva-se
Notificar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments