Conhece o conceito Bring Your Own Device

As características base do termo BYOD – Bring Your Own Device (Traz o teu dispositivo) permitem fomentar a interação homem-máquina (HCI). O humano pode trazer o seu dispositivo (computador, telemóvel, portátil, tablet, outro) para um determinado ambiente e interagir com o mesmo, de modo a executar diversas atividades ou tarefas.

Hoje em dia, os funcionários que trabalham em organizações que adotem este conceito, precisam de estar conscientes das suas responsabilidades em relação aos dados confidenciais a que estão a aceder. As organizações devem procurar implementar regras capazes de conseguir um equilíbrio entre a apropriação de dispositivos móveis e a responsabilidade de implementar medidas de segurança adequadas.

A grande ameaça ao sucesso do BYOD é a segurança e a reticência dos colaboradores em explorar este tipo de tecnologias. Uma das formas que as organizações têm de ganhar a confiança dos seus colaboradores é através da instalação de mecanismos capazes de garantir que as informações pessoais não são monitorizadas. Outra das medidas a implementar pelas organizações é o registo de todos os dispositivos, obrigando também que os mesmos sejam declarados quando são roubados ou não estão a ser utilizados.

O BYOD foi o primeiro passo dado em direção à realidade atual, onde a Internet of Things (IoT) e a indústria 4.0 se procuram impor.

0 0 votes
Article Rating
Inscreva-se
Notificar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments