Conhece os termos UI/UX Design

A evolução do digital veio realçar o fator que está no centro do design de produtos digitais: o utilizador. Com foco no utilizador, desenvolveram-se duas novas vertentes: o UI Design e o UX Design.

User Interface Design (Designer da interface do utilizador), é responsável pela aparência e interações de um site, aplicação ou outro produto. Este consiste no processo de definir as cores, combinar as fontes, definir os layouts a serem implementados no projeto, assim como qualquer elemento que forneça uma interação entre o dispositivo e o utilizador.

Um bom projeto de UI antecipa as necessidades do utilizador, e garante que a interface contenha elementos de fácil acesso e utilização, fornecendo o que é chamado de user-friendly experience, ou seja, uma experiência que é amigável e que não cause frustrações ao utilizador.

É importante entender que UI não é só sobre como uma aplicação ou como um dispositivo se parece, nem quais cores ou formas que o compõe. UI é sobre o funcionamento e como a interação será realizada, indo além da aparência que esse produto possui.

A verdadeira experiência do utilizador vai além de fornecer somente, aos clientes o que eles dizem querer, sendo necessário fazer com que eles se sintam satisfeitos por possuírem o seu produto, e felizes em utilizá-lo. Desta forma, através do User Experience Design (Designer da experiência do utilizador), é possível entender as necessidades do utilizador e dar ordem à comunicação, para que este obtenha precisamente o que procura.

O UX designer deve estudar e avaliar como os utilizadores se sentem perante um sistema, tendo em consideração aspetos como a facilidade de utilização, perceção de valor do sistema, a utilidade e eficiência na execução de tarefas. Este deve projetar o caminho do utilizador enquanto se direciona num website. A linguagem e emoção que o utilizador sente, e a impressão que fica após terminar a experiência, devem ser consideradas pelo UX Designer.

Em suma, UX Design está relacionado com a experiência do utilizador e as suas emoções, já o UI Design é a ponte responsável pela realização de como o utilizador irá alcançar essa experiência.

É necessário entender que são dois termos com significados diferentes, mas que se complementam e que são fundamentais para um bom design. Estes possuem uma relação simbiótica, visto que se beneficiam mutuamente para alcançar um resultado final satisfatório.

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar sobre