Internet das Coisas: O que é?

O conceito Internet das Coisas, hoje em dia, começa a ser muito falado e a fazer parte do dia-a-dia da sociedade.

Se ainda não estás esclarecido sobre este conceito, nós ajudamos-te!


A Internet of Things (IoT) – Internet das Coisas – patenteia uma revolução tecnológica que é representada por um sistema composto por dispositivos eletrónicos e informáticos inter-relacionados.

Permitem conectar máquinas industriais e digitais, objetos, animais ou pessoas que estão munidos de identificadores únicos (sensores e outros hardwares) e têm a capacidade de transferir dados através de uma rede sem necessidade de intervenções humanas.

A IoT interfere na forma como vivemos e trabalhamos, tirando partido das ligações de internet de banda larga que tem proliferado por todo o mundo. Hoje em dia, todos os dispositivos que são desenvolvidos incorporam sensores capazes de transmitir os dados através de redes Wifi.

A Internet das Coisas tira também partido da capacidade de penetração que a internet e os smartphones têm, muito por causa da aplicação do conceito BYOD (Bring Your Own Device). Segundo a Microsoft, quando se liga o negócio à IoT, as possibilidades são infinitas. Este permite aumentar a eficiência dos processos, providenciar novas experiências aos clientes e gerar novos fluxos de receitas favoráveis ao negócio.

A IoT tem como foco disponibilizar qualquer coisa:

  • em qualquer dispositivo;
  • para qualquer pessoa;
  • para qualquer serviço ou negócio;
  • em qualquer caminho ou rede;
  • em qualquer lugar;
  • em qualquer hora;
  • para qualquer contexto.

 

É uma rede ligada sem limitações de dispositivos, pessoas, serviços ou localizações.

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar sobre