IOTech participa no evento “Financiamento para Startups” da TecMinho

Ontem, dia 19 de junho, a IOTech participou no evento sobre “Financiamento para Startups, que decorreu na Universidade do Minho, no Campus de Azurém em Guimarães, organizado pela TecMinho.

A TecMinho é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, fundada em 1990 e tem como promotores a Universidade do Minho e a Associação dos Municípios do Vale do Ave (AMAVE). Esta associação é uma das mais antigas estruturas universitárias de transferência de conhecimento em Portugal e em 2013, com a obtenção da dupla certificação ISO 9001 (Gestão da Qualidade) e NP 4457 (Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação) atribuída pela APCER, a TecMinho tornou-se a primeira interface das universidades portuguesas a conseguir a certificação em Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI), sendo também uma das três primeiras organizações nacionais sem ter a forma jurídica de empresa a ser certificada em IDI.

A sua missão, enquanto interface da Universidade do Minho, reflete na valorização e a transferência de conhecimento para o tecido empresarial e demais atores económicos e sociais, contribuindo para a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento das competências das organizações e das pessoas.

A missão da TecMinho é cumprida através da prossecução das seguintes principais linhas de intervenção:

  • Apoio ao desenvolvimento de novas tecnologias/produtos/processos e respetiva transferência para as empresas;
  • Conceção e implementação de atividades de educação e formação (presencial e em e-learning), de desenvolvimento organizacional e de mobilidade transnacional de recursos humanos;
  • Apoio ao empreendedorismo universitário e à criação de empresas inovadoras, com especial relevo para os spin-offs académicos.

A TecMinho organizou o evento “Financiamento para Startups” com o objetivo de informar e capacitar os empreendedores sobre as várias modalidades e respetivas candidaturas de financiamento existentes, bem como criar um networking favorável à partilha de conhecimentos e experiências. Neste evento marcou presença a EDIT VALUE – Apoio à Gestão, CHROMA – Managment & Equity, TEAgenda e IOTech – Innovation on Technology.

Durante o evento foram apresentados os instrumentos de financiamento existentes tanto público como privado, seguido de testemunhos de empreendedores que partilharam as suas experiências na angariação de financiamento, que permitiu alavancar os seus projetos empresariais.

Filipe Portela, CEO da IOTech, foi convidado pela TecMinho de modo a partilhar a sua experiência nesta sessão numa perspetiva de empreendedor e explicar de que modo conseguiu angariar financiamento para o crescimento da sua startup, tendo como principal foco o financiamento obtido junto da indústria (Riopele).

É com imenso gosto que a IOTech partilha a sua história e espera ter conseguido inspirar os futuros empreendedores. 🙂

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar sobre