Verão com Ciência na IOTech

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) abriu candidaturas de estágio para o projeto o “Verão com Ciência”, projeto esse que se dedica a atividades científicas e tecnológicas em unidades de I&D (Investigação e Desenvolvimento). O seu objetivo é valorizar cientificamente e tecnologicamente a relação com indivíduos do ensino superior com a sociedade, estimulando assim esta atividade.

O centro de Investigação Algoritmi através do seu investigador Filipe Portela propôs uma bolsa de Iniciação à Investigação para o projeto ioScience.

O ioScience consiste no desenvolvimento de uma solução de análise de dados em offline. Este projeto já deu origem a um pedido de patente e encontra-se numa fase de otimização. Durante a bolsa de investigação foram explorados diversas tecnologias (Python, Node, Mongo) e diferentes tipos de dados (SQL e noSQL) obtidos através da plataforma de ensino ioEduc.

A IOTech associou-se assim a esta iniciativa promovendo a aprendizagem e o conhecimento científico dentro de portas e em parceria com a Universidade do Minho recebeu a aluna Ana Catarina Delgado durante o mês de setembro.

A Ana Catarina, estudante e beneficiária da bolsa, revelou que na primeira instância se sentiu apreensiva, mas logo se tornou numa experiência enriquecedora.

Sendo uma experiência de verão que a considerou muito agradável, no entanto, com o início do ano letivo, sentiu mais dificuldade em conciliar em tempo de aulas com a experiência.

Confessa que se sentiu “atirada aos lobos” por não ter bases, mas viu-se confortável por ser orientada pelo professor Filipe Portela.

Inicialmente a Ana Catarina sentiu que era um desafio demasiado grande para ela, pois teria que lidar com linguagens ao qual não tinha um conhecimento aprofundado. A mesma citou que foi importante para ela saber lidar e aprender a trabalhar contornando todos os desafios propostos. Conseguiu assim adquirir novos métodos de trabalho e aprendizagem sobre linguagens como Python, entre outras.

Esclareceu ainda que a bolsa chegou numa boa altura e foi uma mais-valia e uma vantagem no ano letivo corrente, pois assim consegue estar à frente nas matérias do instituto onde leciona.

Assim se faz ciência e se contribui para a exploração científica em contexto empresarial.

0 0 votes
Article Rating
Inscreva-se
Notificar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments