Os dispositivos móveis possuem características de hardware bastante diferentes comparativamente a computadores fixos ou portáteis.
Cada vez mais a sociedade realiza as suas tarefas em dispositivos móveis, pelo que houve uma necessidade de os desenvolvedores reinventarem a sua forma de desenvolver web sites. Os web sites tiveram de passar a ser responsivos, ou seja, adaptarem-se ao formato de ecrã de cada dispositivo, seja móvel ou fixo.
Surgiu assim o conceito de desenvolvimento web/mobile. Este conceito representa as técnicas que permitiram que um web site adapte o seu layout ao tamanho do ecrã e a sua orientação.
Esta nova realidade fez com que o número de utilizadores de aplicações web (web apps) tenha aumentado significativamente, e com isto nasceu o conceito de Progessive Web App (PWA). Este conceito tem vindo a ganhar popularidade, obtendo uma grande adesão por parte das empresas e seus colaboradores.
O termo Progressive Web App (PWA) surgiu em 2016 e expõe uma nova forma de desenvolver software. Ao contrário das aplicações tradicionais, uma PWA representa uma evolução híbrida entre as páginas web e uma aplicação mobile. Este novo modelo de aplicação combina os recursos oferecidos pelos browsers, com as vantagens da utilização móvel. A PWA é visto pela Google como uma nova forma de oferecer experiências surpreendentes na web aos seus utilizadores, tendo sido pioneira no conceito.
Uma das questões que se coloca é o porquê de se desenvolver uma PWA. A resposta centra-se na capacidade de aumentar a qualidade da solução e a facilidade de conversão da mesma. Assim, destaca-se as seguintes mais-valias:
- Confiança na utilização da aplicação;
- Não é necessário fazer o download e pode funcionar em modo offline;
- Rapidez na resposta à interação com o utilizador;
- Conversões melhoradas;
- Engaging (independentemente do dispositivo a solução tem sempre um aspeto de uma aplicação nativa);
- Possibilidade de criar notificações push da web.
![](https://i1.wp.com/blog.iotech.pt/wp-content/uploads/2018/11/adult-apple-blur-225232-1.jpg?resize=648%2C239&ssl=1)
Este novo modo de desenvolver aplicações permite que o seu utilizador tenha um atalho no ambiente de trabalho do seu dispositivo. Quando os critérios de uma PWA são verificados, o browser pede aos seus utilizadores que adicionem a aplicação ao seu ecrã principal, criando assim um atalho para a mesma.
Em termos das características, uma solução PWA apresenta:
- Progressividade;
- Responsividade;
- Conectividade independente;
- Aparência de uma aplicação;
- Atualização contínua (sempre atualizada);
- Segurança;
- Facilmente identificável;
- Re-engageable
- Instalável;
- Linkable.
O Twitter e Instagram são excelentes exemplos de empresas que já adotaram as PWAs.
Todas as soluções da IOTech também estão a ser produzidas segundo este conceito. Um dos exemplos é o ioHub. 🙂