Conhece um pouco da história da Inteligência Artificial

A inteligência artificial (IA) é uma área da ciência da computação que possibilita que as máquinas aprendam através de experiências, se ajustem às novas entradas de dados e simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber e tomar decisões.

Apesar de atualmente este ser um termo muito popular, a Inteligência Artificial teve início por volta de 1940. Alan Turing, matemático inglês, é conhecido como o pai da computação, tendo sido um pioneiro na área de inteligência artificial. O desenvolvimento da área começou logo após a Segunda Guerra Mundial.


Em 1956, numa conferência no campus do Dartmouth College, foi fundado o campo de pesquisa em inteligência artificial, definindo como “a ciência e engenharia de produzir máquinas inteligentes”.

Os avanços na Inteligência Artificial são surpreendentes. Em 2011 a IBM colocou à prova o Watson, um computador com inteligência artificial programado para responder a perguntas, em um jogo de perguntas e respostas chamado Jeopardy.


Já no dia 14 de fevereiro de 2016, foi ativado o robô humanoide Shopia, desenvolvido pela empresa Hanson Robotics, de Hong Kong, capaz de reproduzir 62 expressões faciais. Sophia é um robô com inteligência artificial, projetado para aprender, adaptar-se e trabalhar com seres humanos. Este pode realizar processamento de dados visuais e reconhecimento facial. Em outubro de 2017, tornou-se o primeiro robô a receber a cidadania de um país (Arábia Saudita).


Graças aos crescentes volumes de dados disponíveis, algoritmos avançados, e melhorias no poder e no armazenamento computacionais, a Inteligência Artificial têm-se impulsionado com o rápido desenvolvimento da informática e da computação, permitindo que novos elementos sejam rapidamente agregados.


Qual a importância da inteligência artificial?

  • Automatizar a aprendizagem repetitiva e descoberta a partir dos dados;
  • Adicionar inteligência aos produtos existentes;
  • Adaptar-se através de algoritmos de aprendizagem progressiva;
  • Analisar uma maior quantidade de dados, e em maior profundidade, através de redes neurais que possuem muitas camadas escondidas.
  • Atingir uma precisão incrível, através de redes neurais profundas – o que antes era impossível, devido da obtenção da quantidade máxima de dados.


A inovação das ioSolutions passa pela utilização e aplicação de conceitos associados ao machine-learning, à Inteligência Artificial e à Realidade Aumentada, permitindo assim o desenvolvimento de Progressive Web Apps inteligentes. A IOTech utiliza a IA de modo a otimizar as suas soluções e ajudar na criação de mecanismos de apoio à decisão.

A IOTech acredita que a Inteligência Artificial poderá ajudar a sociedade e considera algo fulcral nos dias de hoje!

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar sobre