Amanhã, dia 16 de junho, irá realizar-se a primeira edição do Fórum “Pensar as Cidades” sob o tema “Sustentabilidade e Inovação – um caminho para o futuro”. Um evento que procura discutir as oportunidades e desafios para tornar as cidades mais sustentáveis e inteligentes até 2030, reunindo diversos stakeholders e criando pontes de comunicação e ligações entre as autarquias e as entidades – empresas, organizações, universidades e centros de I&D – que operam na área das cidades inteligentes e sustentáveis. O evento ocorrerá das 9h00 às 17h na CESPU, Vila Nova de Famalicão. Após a sessão de abertura do evento, Vladimiro Feliz, responsável pela Unidade CEiiA by COLAB – Smart & Sustainable Living do CEiiA, irá partilhar a sua visão sobre as Cidades do Futuro.Segue-se a mesa-redonda “Pensar a cidade em 20230”, onde a Câmara Municipal de Braga, Guimarães e Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão irão promover o debate sobre como facilitar a criação de uma cidade inteligente e sustentável, em conformidade com as diretrizes europeias.Na parte da tarde, o evento traz a visão das entidades que atuam na área das cidades, com a mesa-redonda “Soluções para as Cidades do Futuro”. Altice Labs, Centro Algoritmi da Universidade do Minho, Grupo ACA, CeNTI e IOTECH abordarão as tecnologias e sistemas emergentes que irão desempenhar um papel crucial para o futuro das cidades.Em seguida, Luís Paulo Reis, presidente da APPIA e professor associado na FEUP, irá guiar-nos pelo fascinante mundo da Inteligência Artificial Generativa e discutir o seu impacto na Administração Pública e Empresa, numa talk imperdível.
O evento é totalmente gratuito, mas carece de inscrição. Inscreva-se em https://forumpensarascidades.eu/inscricao/. Fique a saber mais informações do evento em https://forumpensarascidades.eu/.
Este evento é organizado pela IOTech – Innovation on Technology, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e do CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes e surge no âmbito do ioCity – “A cidade não espera” (NORTE-01-0247-FEDER-045397), cujos resultados do projeto serão divulgados na primeira sessão da tarde, às 14h00.
