ioCOVID19: PLATAFORMA INTELIGENTE DE APOIO À DECISÃO

A situação de pandemia que se vive em Portugal e no mundo, motivou a adoção de medidas extraordinárias, e de caráter urgente, de resposta à situação epidemiológica provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e da doença COVID-19.
O desafio é coletivo e exige a mobilização de todos, sobretudo para garantir medidas estruturantes e que venham a combater a pandemia, mas também estimular a economia e novas atividades de maior valor acrescentado.



Neste contexto, foram abertas candidaturas para projetos e iniciativas de investigação e desenvolvimento (I&D) e inovação entre os centros de interface tecnológica e laboratórios colaborativos e as empresas, que respondam às necessidades imediatas e a médio prazo do Serviço Nacional de Saúde (SNS).  

Com base nisso, a IOTech, tendo por sua missão ajudar as pessoas e a sociedade através da utilização de soluções tecnológicas, decidiu apresentar uma candidatura que visa a implementação de uma plataforma inteligente de apoio à decisão, o ioCovid19.

Este projeto pretende desenvolver uma importante plataforma para os clínicos no combate ao Covid-19 tendo como principal objetivo a previsão da evolução da doença de um determinado doente. O presente projeto irá explorar técnicas de Inteligência Artificial (Data Mining e Text Mining) para, através da utilização dos dados abertos acessíveis online e disponibilizados pelo SNS (após solicitação), categorizar a tipologia dos doentes, avaliar o impacto que cada variável tem no decurso da doença e prever o tipo de alta.

Para tornar mais claro o que se pretende atingir com este projeto, ao nível da previsão, serão considerados, para análise, os seguintes outputs:

  • Categorização dos tipos de doente; 
  • Tipo hospitalização;  
  • Reinternamentos (caso existam); 
  • Comorbilidades;  
  • Evolução horária (caso exista mais do que um registo por doente);  
  • Previsão do número de camas;  
  • Tipo de alta.

No final, e como prova de conceito do projeto, será desenvolvido um protótipo de um Sistema Inteligente de Apoio à Decisão (SIAD), que será materializado através da construção de plataforma Web/mobile.
Esta nova plataforma, denominada de ioCOVID19, permitirá ao clínico (médico / enfermeiro) ter acesso a um conjunto de indicadores de previsão clínica e ao gestor/administrador ter um conjunto de dados essenciais à tomada de decisão.

O artefacto final será disponibilizado como um serviço e estará acessível a todos aqueles que considerarem a utilização da plataforma como uma mais-valia para o seu processo de decisão.

É com orgulho que comunicamos que este projeto foi aceite e começará a ser desenvolvido nos próximos dias pela nossa equipa. Vencer esta pandemia é uma luta de todos e nós damos agora o nosso contributo da forma que melhor sabemos, através da tecnologia!



Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar sobre