De 18 a 20 de outubro de 2023 ocorreu em Madrid a terceira edição da Conferência Internacional Advanced Research in Technologies, Information, Innovation and Sustainability (ARTIIS 2023). Este ano a IOTech teve o privilégio de organizar um dos simpósios que compõem a conferência – O Simpósio Internacional sobre Inovações Tecnológicas para a Indústria e Sociedade (ISTIIS), apoiado pelo projeto Be@t – Bioeconomia no Têxtil e Vestuário (TC-C12-i01 – Sustainable Bioeconomy No. 02/C12-i01/2022.P1), que teve por objetivo reunir investigadores, profissionais e peritos da indústria e da academia para debater e apresentar soluções tecnológicas inovadoras com um impacto positivo na indústria e na sociedade.
Para além de organizar este simpósio a IOTech, apresentou o artigo intitulado “Towards a Modular IOT Simulation System for Industry”, desenvolvido no âmbito do projeto be@t. Este artigo enfatiza a relevância da simulação de ambientes relacionados à Indústria 4.0, utilizando o setor têxtil como um exemplo específico. Como resultado dessa abordagem, foi desenvolvido um sistema de simulação modular de IoT destinado à indústria têxtil. Ao oferecer um ambiente simulado, modular e universal, esse sistema capacita as empresas a aprimorar suas operações, reduzir custos e fortalecer sua competitividade no mercado global.
Nesta edição da ARTIIS quisemos inovar e trazer uma dimensão empresarial à conferência científica, trazendo até Madrid o modelo 3D de simulação do chão de fábrica da indústria têxtil, desenvolvido no âmbito do artigo apresentado. Durante o evento, oferecemos aos participantes uma oportunidade prática de explorar o processo produtivo da indústria têxtil, demonstrando como o IoT possibilita a simulação desse ambiente.
Desenvolvemos uma fábrica IoT modular e expansível que simula um ambiente de chão de fábrica, com capacidade para até 6 máquinas. Este sistema é capaz de gerar dados de produção simulados, incluindo informações sobre resíduos e poluição. No contexto do projeto be@t, esses dados fornecerão informações valiosas, possibilitando a simulação de mecanismo de recolha de resíduos e promover ações de simbioses industriais.