Sabe mais sobre o conceito Web 4.0

Hoje vamos falar sobre a Web 4.0, a “era” da web que está a criar expectativas no mundo empresarial. Curioso? Vamos explicar-te tudo.

A web é um sistema de informações ligadas através de hiperligações em forma de texto, vídeo, som e outras animações digitais que permitem ao utilizador aceder a inumeráveis conteúdos através da internet.

Os termos Web 1.0, 2.0, 3.0 e 4.0 são utilizados para representar diferentes fases da internet, cada uma com as suas particularidades e evoluções.

Para que seja mais percetível, vamos explicar-te um pouco acerca de cada fase da web!

A Web 1.0, primeira fase da internet, apresenta os primeiros sites corporativos e páginas estáticas. Por sua vez, a Web 2.0 tem como principais características a recomendação e partilha de conteúdos, permitindo ao utilizador se reunir em comunidades. Nas mudanças incorporadas na web 3.0, surge o conceito da web semântica, que inaugura um processo mais complexo na sua utilização, surgindo a criação de conteúdos à medida do utilizador, como as sugestões automáticas, a publicidade e segmentos de informações.

Hoje, somam-se a estas evoluções, a mobilidade e a ubiquidade para marcar o nascimento da web 4.0. A Web 4.0 terá um grande impacto na vida diária das pessoas, oferecendo conexões entre pessoas e máquinas para criar dados interativos para uma nova Internet simbiótica. O uso de novas técnicas nas atividades cotidianas resultará em uma ligação entre pessoas e máquinas. O Big Data tornar-se-á cada vez mais importante realidade virtual, como a introdução do RFID, e do conceito Internet das Coisas (IoT) que permitirá não apenas conexões entre pessoas e máquinas, mas também conexões entre máquinas, através de um sistema complexo de inteligência artificial (AI). Esta fase da Web é capaz de usar e compreender as informações e os dados disponíveis para suportar a tomada de decisões.

Apesar dos benefícios, muitos questionam os problemas que acompanham esta nova fase, como a invasão de privacidade, a sobrecarga e a dependência desta tecnologia.

A essência da IOTech é a Web 4.0, atuando sobre os conceitos como Big Data, IoT, IA, através da investigação e desenvolvimento de novas soluções.

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar sobre